A maior provação de José foi a Palavra de Deus

Mandou perante eles um homem, José, que foi vendido por escravo; Cujos pés apertaram com grilhões; foi posto em ferros; Até ao tempo em que chegou a sua palavra; a palavra do SENHOR o provou. (Salmos 105:17-19)

José foi testado e provado em muitos aspectos, mas a maior provação foi a palavra que ele tinha recebido!

Considere tudo o que José suportou: com apenas dezessete anos, ele foi despido e lançado em um poço para morrer de fome. Seus irmãos de coração frio riram de seus pedidos de misericórdia e o venderam para comerciantes Ismaelitas que o levaram em caravana a um mercado de escravos do Egito e venderam-no como um escravo comum.

No entanto, a maior provação de José não foi a rejeição por parte de seus irmãos ou até mesmo a indignidade humana de ser transformado em um escravo ou ser lançado na prisão. Não, o que confundiu e provou o espírito de José foi a clara palavra que ele havia ouvido de Deus!

Deus tinha revelado a José através de sonhos que a ele seria dada grande autoridade, que ele iria usar para a glória de Deus. Seus irmãos se curvariam diante dele e ele seria um grande libertador de muitas pessoas.

Eu não acredito que José tenha visto tudo isso como um enaltecimento para o seu próprio ego. Seu coração estava tão centrado em Deus que esta palavra deu-lhe um senso de humildade frente ao seu destino: “Senhor, Tu colocaste tuas mãos em mim para ter um papel no teu grande e eterno plano.” José foi abençoado apenas por saber que iria desempenhar uma função importante no desenvolvimento da vontade de Deus! Mas as circunstâncias da vida de José eram exatamente opostas ao que Deus havia colocado em seu coração. Ele era o servo, ele é quem tinha que se curvar! Como ele poderia acreditar que um dia ele iria libertar multidões quando ele mesmo era apenas um escravo? Ele deve ter pensado: “Isto não faz sentido. Como é que Deus poderia estar guiando os meus passos para a prisão, para o esquecimento? Deus disse que eu seria abençoado, mas ele não me disse que isso iria acontecer!”

Durante dez anos José serviu fielmente na casa de Potifar, mas no final ele foi vítima da mentira e da injustiça. Sua vitória sobre a tentação da mulher de Potifar apenas levou-o à prisão. Nessas ocasiões, ele deve ter ponderado terríveis questões: “Será que ouvi direito? Será que o meu orgulho inventou esses sonhos? Será que meus irmãos tinham razão? Talvez todas essas coisas estejam acontecendo comigo como disciplina para algum tipo de desejo egoísta”.

Amados, houve momentos em que Deus me mostrou coisas que Ele queria para mim um ministério, uma prestação serviço, uma utilidade, embora todas as circunstâncias fossem o oposto da palavra. Nesses momentos eu pensava, “Ó, Deus, isso não pode ser o Senhor falando, deve ser a minha carne”, eu estava sendo provado pela palavra de Deus para mim, mas Deus tem nos dado suas promessas e podemos confiar nelas, em todas elas!

David Wilkerson
Agosto/2011

2 comentários sobre “A maior provação de José foi a Palavra de Deus

  1. A PAZ DO SENHOR , EU E MINHA ESPOSA SOMOS DAQUI DE RIO CLARO , SP , PAZEMOS PARTE DO MINISTÉRIO DE CASAIS DA IGREJA ADRB . SOMOS LÍDERES , NOSSOS REUNIÕES TEM SIDO BENÇÃO . ENTRAMOS NO SITE E EU GOSTEI MUITO DO QUE VI E LI . DEUS TE ABENÇOE MUITO , ESTE MINISTÉRIO É UMA BENÇÃO , GOSTARIA DE FICAR POR DENTRO DE SEUS TRABALHOS , E QUEM SABE ATÉ MESMO AGENDAR PARA OS CASAIS AQUI EM NOSSA IGREJA . MEU NOME É ARLINDO E DA MINHA ESPOSA É FÁTIMA . FIQUE NA PAZ

  2. apaz do senho vaso meu nome e geraldo sou pregador da palavra de Deus gostaria de pregar mas para quem esta doente amem

Deixe uma resposta

