US$ 225 mil para restaurar uma Bíblia

(Washington, DC) – O maior museu dos Estados Unidos, a Instituição Smithsonian, gastará 225 mil dólares para restaurar uma Bíblia. Obviamente não se trata de uma Bíblia qualquer, mas a Bíblia de Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos.

Aos 77 anos, Jefferson voltou-se para um antigo projeto pessoal: montar sua própria Bíblia. Sob a luz de velas e usando uma faca, o ex-presidente cortou versículos do Novo Testamento de seis livros, escritos em quatro línguas diferentes (inglês, francês, grego e latim).

A Bíblia de Jefferson, como ficou conhecida, tem 116 anos e é um pequeno livro com capa de couro marroquino vermelho. Nele, o ex-presidente colou, em 86 páginas, versos que apoiavam suas crenças religiosas e morais. Meticuloso, colou-os em ordem cronológica e em quatro colunas.

Para Thomas Jefferson, sua colagem, que se parece com os scrapbook em moda atualmente, são “pedaços de [sua] moralidade”. Vale lembrar que Jefferson, como algumas das grandes personalidades de sua época, era deísta, ou seja, acreditava em Deus, mas não na revelação.

Após o processo de restauração, o livro será remontado, preservada sua estrutura original e será exibido pela Smithsonian durante quatro meses, inclusive com a criação de um website.

The Washington Post

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s