Escola Biblica a 1000!

Amigos, alguns de vocês talvez não saibam, mas desde a minha conversão eu estou na Assembleia de Deus Bom Retiro (ADBR). Hoje, além de lecionar no seminário teológico da denominação, sou superintendente da Escola Bíblica Dominical. Aqui, quero apresentar a nossa proposta de ação para o biênio 2011-2012 e incentivar você, pastor, professor, superintendente de EBD a fazer o mesmo: granjear alunos e ensinar a eles a Palavra de Deus.

Em uma igreja de grandes proporções como a ADBR, a existência de departamentos é imperativo para que a comunhão e o apascentamento ocorram sem as perdas em função do seu próprio tamanho. A EBD está neste contexto, porém se constitui um departamento existente desde 1870, pelo trabalho de Robert Raikes, sem falar no ensino (didaché), que remonta aos próprios apóstolos e ao Senhor Jesus.

Assim, sem perder o seu foco, que é o ensino, a proposta para a EBD 2011/2012 – ESCOLA BÍBLICA A 1000 é criar uma cultura de intensificação da comunhão, ensino a ovelhas para que sejam comprometidas com a igreja (vida cristã, ensino e comunhão) e, principalmente, a expansão do alcance da escola, aumentando o número de alunos.

E não se trata de crescimento pó crescimento, “inchaço gospel”, pois o ensino da Palavra nunca poderá ser confundido com mero crescimento numérico. Já temos qualidade, com bons professores, pedagogos, recursos visuais; precisamos de quantidade, granjeando com os talentos que temos recebido do Senhor.

Assim, a ESCOLA BÍBLICA A 1000 é um conjunto de ações pontuais que visam ao envolvimento de professores, secretários e alunos, com anuência e apoio da diretoria da ADBR, a serem iniciadas no primeiro trimestre de 2011, as quais são:

OBJETIVO:

1000 alunos até 2012 (hoje a frequência média é de 350 alunos por domingo).

ATUAL DISPOSIÇÃO:

12 classes divididas por idade ou nível de aprendizagem, além do Depto. Infantil.

Cada classe conta com professor titular, professor adjunto e secretário.

VIABILIDADE:

Cada aluno convidando e trazendo um novo aluno além do ingresso dos novos convertidos Fora as campanhas evangelísticas, há o ingresso médio de 1200 novos convertidos anualmente na ABDR, além da média de 700 reconciliações.

AÇÕES:

CLASSE PREPARAÇÃO PARA BATISMO (já existente)

Levantamento semanal e contato com novos convertidos, incentivando-os à frequentar cultos e a matricularem-se no curso com vistas ao batismo. O aluno frequentará por dois meses as aulas e no terceiro mês assistirá aulas em uma nova classe para com o intuito de “aclimatá-lo” ao ambiente da EBD.

SECRETÁRIOS

Os secretários de cada classe farão o acompanhamento individual de alunos e novos convertidos, atuando na continuação do trabalho da classe de novos convertidos.

ACOMPANHAMENTO

Acompanhamento e/ou visita. Discussão sobre a possibilidade da criação de um grupo central da EBD ou mesmo por classe, de irmãos que façam visitas a alunos e novos convertidos.

AÇÃO OVELHA GERA OVELHA

Elaborar e imprimir convite para que os alunos da EBD os entregue durante os cultos a membros que NÃO frequentam a Escola.

CALENDÁRIO DE LEITURA DA BÍBLIA

Será discutido conjuntamente com os professores um calendário para leitura anual da Bíblia (AT e/ou NT). Precisamos motivar os alunos ao hábito da leitura da Bíblia, bem como de oração e mesmo jejum. É possível também estabelecer um calendário de oração (motivos específicos) e outro para jejum.

A implantação da ESCOLA BÍBLICA A 1000 contará com intensa divulgação nos diversos cultos da ABDR, por meio do datashow, espaço no site da Igreja com logotipo da campanha. Ore também por isto.

Num segundo momento, está programado o envolvimento de lideranças de EBD das filiais que tiverem condições de participar de reuniões e workshops para os professores, promovendo a reciclagem e o aperfeiçoamento dos mesmos e a comunhão do ministério.

ESCOLA BÍBLICA A 1000 integra-se ao lema da Igreja para 2011: O Ano do Crescimento. Podemos alcançar menos que 1000 alunos ou mais que isso! Mas cremos na direção do Senhor para este trabalho, não pela fixação em dados ou números, mas pelas propostas e ações que ele envolve e os benefícios que pode trazer para o Corpo.

Pr. Magno Paganelli.
Assembléia de Deus Bom Retiro.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s