Agua da vida…

Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia. E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó.  Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte.  Era isto quase à hora sexta.Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;  Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.Jesus disse-lhe:  Eu o sou, eu que falo contigo.
João 4:3-26

Só na África, as pessoas passam 40 bilhões de horas a cada ano apenas caminhando para procurar por água. As mulheres e as crianças costumam carregar o fardo de coleta de água, caminhando quilômetros a fonte mais próxima, que está desprotegida e, provavelmente para torná-los doentes.

No período de sua longa caminhada, eles estão sujeitos a um maior risco de assédio e agressão sexual. Transportando latas de água por longas distâncias, causando impacto sobre a coluna e muitas mulheres experimentam  dores nas costas logo  no início da vida.

A água insalubre e a falta de saneamento básico causam 80% das doenças e matam mais pessoas anualmente do que todas as formas de violência, incluindo a guerra. As crianças são especialmente vulneráveis, porque seus corpos não são suficientemente fortes para combater a diarréia, disenteria e outras doenças. 

Com água potável nas proximidades, as mulheres são livres para buscar novas oportunidades e melhorar a vida das suas famílias. Crianças com acesso a educação podem construir o futuro de suas comunidades.

Conheça: http://www.charitywater.org/whywater/

Um comentário sobre “Agua da vida…

  1. “A água insalubre e a falta de saneamento básico causam 80% das doenças e matam mais pessoas anualmente do que todas as formas de violência, incluindo a guerra”.

    Assustador!

    E o tema ainda continua sendo tratado sem a importância que merece…

    Parabéns pelo “post”!

    Blog Action Day – 2010 – “Water”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s