Feliz Natal… Natal?

Merry Christmas (inglês), Feliz Navidad (espanhol), Joyeux Noël (francês), Buon Natale (italiano), Frohe Weihnacht (alemão), Merii Kurisumasu (japonês), são como alguns idiomas se expressam para desejar Feliz Natal a outrem.

Feliz Natal… Natal?

Mas, o que é mesmo Natal? A palavra natal é de origem latina “nativitas”, que significa nascimento. O Natal é, portanto, a comemoração do nascimento de Cristo. O dia natalício de alguém, é o seu dia de aniversário. Todos nós temos o “nosso Natal”, que é o dia de nosso nascimento.

Muito embora o verdadeiro dia do nascimento de Jesus Cristo não tenha sido o 25 de dezembro, uma vez que, segundo estudiosos, o parto de Maria ocorreu em meados de abril, o que importa mesmo é a sua celebração, o motivo pelo qual Ele veio ao mundo. A Palavra de Deus já registrava desde os tempos do Antigo Testamento sinais inequívocos da futura vinda de Jesus ao mundo. E não foram poucos esses prenúncios, como podemos comprovar no estudo das Sagradas Escrituras.

Na atualidade, boa parte do mundo ocidental e mesmo partes do mundo oriental lembram-se de festejar essa data, mesmo lhe conferindo cunho estritamente comercial, tendo como principal protagonista a figura (aqui entre nós) do Papai Noel. A presença de Jesus Cristo sequer é mencionada ou assinalada. Até mesmo a troca de presentes entre familiares, amigos, as festivas e ruidosas brincadeiras de amigo secreto (ou oculto), em nada lembram o início desse acontecimento, lá em Belém da Judéia, quando alguns homens sábios viajaram grande distância para vir presentear aquela criança tão especial, com ouro, incenso e mirra, os primeiros e autênticos “presentes de Natal”.

Mais alguns poucos dias e estaremos em pleno Natal. Permita-me lhe sugerir que, ao expressar alegre e sinceramente o seu “Feliz Natal” a outra pessoa, pensasse um pouquinho mais a respeito do que está efetivamente desejando. Em nome de Quem está mesmo exprimindo que esse dia seja alegre, sereno, tranqüilo, verdadeiramente feliz?

Aproveite esse final de semana antes da chegada do Natal, em meio aos preparativos para a tão aguardada ceia na companhia de seus familiares e de outros que lhe são tão caros e queridos e medite, por uns instantes que sejam, na expressão “Feliz Natal“.

Medite, reflita busque aperfeiçoar a forma como podemos aproveitar essa data tão significativa para estreitarmos ainda mais nossos laços de amor e comprometimento com o Pai Celestial, por meio do Emanuel, Deus Conosco.

Um abençoado, alegre e descontraído final de semana, juntamente com sua querida família sob os olhares paternais e amorosos de nosso querido Senhor e Salvador Jesus Cristo!

É o que lhe deseja este seu irmão em Cristo Jesus
Pr. Clênio Caldas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s