Voluntario

Voluntário: que faz alguma coisa por vontade e sem constrangimento; que age espontaneamente.

A definição é perfeita. A realidade, nem tanto. Por que será que é tão difícil, tão escasso, o número de voluntários para um trabalho, para uma missão, para uma empreitada, para uma cooperação conjunta? Por incrível e absurdo que pareça, por vezes somos testemunhas de fatos como convidar alguém para um trabalho espontâneo e ouvir desse alguém “qual seria a minha recompensa?”.

Nesses momentos não são muitos os que imaginam o contentamento, a alegria, o coração agradecido, de outros por serem brindados com um gesto natural, sincero, por uma ação sem artificialismo ou afetação. Não há nada que recompense atitudes assim.

O modelo, como não podia deixar de ser, está no próprio Senhor Jesus Cristo, que no tempo em que andou por aqui, pouco mais de três anos e meio de missão a serviço do Pai, mostrou-se não somente voluntário em curar, restabelecer, recuperar e até mesmo ressuscitar mortos, como espontaneamente deu Sua vida para religar a humanidade novamente a Deus. Não existe melhor exemplo que esse!

Ao longo de toda a história da humanidade são citados nomes honrados que também contribuíram com um pouco de seu esforço, de seu empenho para atenuar o sofrimento de alguém ou compartilhar uma situação desconfortável de outro, levando-lhe alivio e consolo nas horas amargas.

Quantas oportunidades semelhantes se deparam em nosso próprio lar? Um laboratório por excelência para desenvolver ações nobres, todavia simples e singelas, que permanecerão perenemente na memória e na história de nossos entes queridos para o resto da vida. Está em suas mãos, em seu querer, tornar isso uma realidade.

Pr. Clênio Caldas

“Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira” (Lucas 10:36-37).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s