Tome o ultimo assento

banqueteEm Lucas 14, um dos principais fariseus convidou Jesus para “comer o pão” em sua casa. Outros fariseus também tinham sido convidados, homens como o anfitrião, eram zelosos guardiões da lei.

Quando o proprietário chamou seus convidados a sentar-se, houve uma comoção súbita nos principais assentos da cabeceira da mesa. A Bíblia nos diz que Jesus “reparando como escolhiam os primeiros assentos” (Lucas 14:7), viu uma exibição brilhante de orgulho, uma necessidade de serem vistos e reconhecidos.

Quando Cristo se sentou para comer, deu estas palavras de repressão para uma sala inteira dos principais líderes religiosos de Israel:

“Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu; E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14:8-11)

As palavras de Cristo, nesta cena, são aplicadas a todos os seus seguidores. No entanto, ao analisar a sua audiência na casa do fariseu, as suas palavras descrevem um determinado tipo de líder, aqueles que amam:

“Guardai-vos dos escribas, que querem andar com vestes compridas; e amam as saudações nas praças, e as principais cadeiras nas sinagogas, e os primeiros lugares nos banquetes; Que devoram as casas das viúvas, fazendo, por pretexto, longas orações” (Lucas 20:46-47).

Em suma, Jesus nos diz que existem homens e mulheres que praticam o bem apenas para serem vistos por outras pessoas. Essas pessoas adoram ser o centro das atenções e constantemente chamar a atenção para si com grande alarde. Isto se aplica aos ministros, mas também para cada filho de Deus.

Jesus disse: “assenta-te no derradeiro lugar”. O que exatamente é esta afirmação? Devemos levar a sério esta palavra do Senhor, em particular. Ele está nos convidando, a todos nós a “sobe mais para cima” para o lugar de honra. Esta chamada é um convite para chegarmos à plenitude do toque de Deus. É uma chamada para termos mais privacidade e sermos o porta-voz do Senhor, porta-vozes mais convincentes, seguros e justos.

Um comentário sobre “Tome o ultimo assento

  1. O Senhor Jesus nos deixa um legado muito importante. Essa pasagem bíblica retrata exatamente os que querem ser mais que os outros.
    Bom seria se as palavras de João Batista fizesse parte de nossas
    vidas: ¨importa que ele cresça e eu diminua¨.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s