Amar como Cristo

Ser cristão significa reconhecer Jesus nos outros. Em minhas andaças conheci muitos homens e mulheres que são completamente dedicados ao Senhor. Quando os conheço, meu coração pula. Embora nunca tenhamos nos visto antes, eu tenho o testemunho do Espírito Santo que eles estão cheios de Cristo.

Eu ainda vejo algumas dessas pessoas, pastores, bispos, evangelistas e pessoas comuns nas ruas. E no momento que eu as vejo, eu percebo, sem ter dito uma única palavra: “Este homem está com Jesus. Essa mulher encontrou Cristo”. Ao saudá-los, sempre digo o que eles queriam que outras pessoas dissessem: “irmã, irmão, eu posso ver Jesus em você”.

A semelhança de Cristo tem a ver com a maneira como tratamos aqueles que não são da nossa família, amar como ELE os ama. Significa também amar nossos inimigos, aqueles que nos odeiam, humilhando-nos, que não são capazes de amar. E nós temos que fazer, sem esperar nada em troca. Este tipo de amor é impossível em termos humanos. Não há livros que nos ensinem como fazê-lo, nem um padrão de princípios ou algum tipo de inteligência humana, que nos ensine a amar os nossos inimigos como Cristo nos amou. No entanto, somos ordenados a fazê-lo. E devemos fazê-lo com um objetivo de crescimento.

Então, como fazemos? Como eu amo o muçulmano que cuspiu na minha cara, a um quarteirão da nossa igreja? Como posso amar os homossexuais que marcham pela Avenida carregando cartazes que dizem que “Jesus era gay?” Como é que eu realmente amo em Cristo? Nem sequer sei como amar outros cristãos na minha própria força.

Deve ser o Espírito Santo. Jesus orou ao Pai:

“E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” (João 17:26).

Cristo pede ao Pai que ponha seu amor em nós. E ele nos promete o Espírito Santo para nos mostrar como viver esse amor.

Na verdade, o Espírito se deleita em nos ensinar mais sobre Jesus. Essa é a razão porque Ele habita em nós, para ensinar-nos mais sobre Cristo.

“O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós … Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:17,26)

Deixe uma resposta

