Adotados, co-herdeiros – parte C

O testemunho de nosso espírito é uma fonte importante de conhecimento. Por ele tomamos consciência de nossas emoções, de nossas vontades e de todo o nosso ser interior: lembramos o que éramos e conhecemos o que somos. Comparamos os nossos sentimentos e experiências com o que a Bíblia diz a respeito deles. Por exemplo:

“Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos” (I João 3:14).

Se sinto afeição especial por um estranho desde o momento em que sou informado de que ele é um cristão, se me convenço de que ele é um verdadeiro crente e passo a amá-lo como irmão por causa da imagem de Cristo nele, então posso dizer que realmente passei da morte para vida.

E se amo a Deus é porque fui nascido de Deus.

“porque a inclinação da carne e morte: mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus” (Romanos 8:6,7).

Se tiver zelo pela sua Glória e pela prosperidade da Igreja, porque é a causa dele, então posso concluir que sou filho de Deus.

Por último, se posso perdoar injúrias, se não sou mais propenso à vingança, à amargura ou à maldade e se me sinto capacitado por algum poder celeste a perdoar, de onde vem essa convicção? Lemos na Bíblia que:

“o fruto do Espírito é caridade, gozo, paz. longaminidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22).

Essas virtudes são as marcas do cristão verdadeiro, e se as possuo posso concluir que faço parte da família de Deus.

Esse é o testemunho de nosso espírito. Ele tira as suas conclusões após examinar diversos fatos. Quanto maior o numero de fatos, mais forte a convicção de que somos filhos de Deus. No entanto, as evidências que obtemos são suficientes para nos dar algum conforto, mas não a certeza absoluta de que somos filhos de Deus. Para isso, precisamos de outro testemunho: o do Espírito de Deus.

Continuaremos o assunto publicando em breve a  parte D do artigo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s