As Consequencias do Medo

“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:23-27)

Este trecho relata um momento marcante na vida dos discípulos de Jesus, assim como um dos grandes feitos do Senhor ao silenciar o medo no mar.

Vivemos em uma realidade em que as pessoas estão amedrontadas por vários fatores: possibilidade da perda do emprego, a violência, a competição intensa, a desvalorização da vida humana, entre outros.

Muita gente vive em verdadeira situação de pânico.

Isso acontece porque ainda não olharam para o que Jesus nos diz por meio desta passagem: “Por que vocês estão com tanto medo?”.

O medo traz algumas conseqüências à nossa vida:

1 – O medo nos aprisiona

O medo mantém-nos prisioneiros das circunstâncias. Angústias consomem nossos dias e noites. Angustiados, não conseguimos avançar em nossa vida, nos tornamos prisioneiros.

Angustiados e cheios de dúvidas, nos sentimos fracos e vulneráveis. Assim, mais nos aprisionamos em nossos problemas e dificuldades, e, com isso, não conseguimos ver solução para nossa vida.

As dúvidas sobre a vida, os relacionamentos, as amizades e o futuro fazem com que nos isolemos e fiquemos distantes de quem poderia nos ajudar a sair e avançar.

2 – O medo turva a nossa visão

Amedrontados, não conseguimos ver as soluções para nossa vida. Corremos de um lado para o outro, nos sentimos perdidos e desorientados sobre os passos a tomar. Não conseguimos ver os sinais do poder de Deus em nossa vida, pois, a partir de uma ótica do medo, tudo é muito maior que nossa força, que nossa capacidade de lutar e resolver.

Com a visão turvada, não conseguimos esperar algo de bom e perfeito no futuro.

Neste processo, vamos cada vez mais nos sentindo fracos e impotentes diante das circunstancias da vida.

Você já se sentiu assim?

3 – O medo corrói nossa confiança na bondade de Deus

Com medo, começamos a questionar se há bondade nos céus.

Os discípulos, que já conviviam com Jesus há algum tempo, tiveram dúvidas:

“Não te importas” (Mc 4:38).

Quando pensamos que Deus dorme enquanto estamos com nossos olhos arregalados pelo pânico que toma nosso coração, nos sentimos inseguros e, com isso, duvidamos da bondade do Senhor.

Quanto mais inseguros nos sentimos, mais malvados nos tornamos na tentativa de defender nossa vida. Conseqüentemente, não conseguimos perceber a bondade de Deus.

4 – O medo enfraquece a nossa memória

Os discípulos já tinham visto muitos milagres operados por Jesus. Haviam vivenciado muitos momentos em que ele demonstrou compaixão pela humanidade, mas, mesmo assim, não se lembraram disso no meio da tempestade. Esqueceram-se de tudo o que Jesus fez!

Em situações de medo, dúvidas e angústias, muitos de nós esquecemos de toda a maravilhosa graça de Deus já derramada sobre nossa vida!

O medo cria uma forma de amnésia espiritual que limpa a nossa memória e nos faz esquecer tudo o que Jesus já fez e como Deus é bom.

Quando o medo toma conta da nossa vida, a proteção se torna o nosso deus e, então, o Senhor passa a não ser a nossa prioridade.

Mas Jesus nos diz que temos que buscar primeiro o Reino de Deus.

5 – Como vencer o medo?

Para sair da situação em que os discípulos se encontravam, precisamos ouvir as palavras encorajadoras do Senhor durante todo o seu ministério:

“Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:31).

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber” (Mateus 6:25).

“Não tenha medo; tão somente creia, e ela será curada” (Lucas 8:50).

“Coragem, sou eu” (Mateus 14:27).

Crendo no poder e no amor de Jesus, não teremos medo de viver porque sabemos em quem cremos e conhecemos o seu poder soberano que nos protege nas tempestades que a vida nos oferece.

Olhe para Jesus, para o Seu amor puro e perfeito, e vença o medo que tenta dominar a sua vida.

capa_semMedo_01

Max Lucado – “Sem Medo de Viver – Redescobrindo uma vida de tranqüilidade e paz interior

www.semmedodeviver.com.br

2 comentários sobre “As Consequencias do Medo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s