Motivação

Sigmund Freud acreditou que todo o comportamento está incentivado pelo desejo de evitar a dor e experimentar prazer. Na visão dele, buscar prazer é a razão por que qualquer coisa é feita. Nós trabalhamos porque nos proporcionará coisas que nós pensamos darão prazer. Enquanto é óbvio, que o desejo de prazer é uma poderosa força real que está por trás de muito do que nós fazemos, mas não explica esse comportamento. Milhões de pessoas de boa vontade são excluídas do prazer físico e suportam dor diariamente por uma variedade de razões.

Alfred Adler acreditou que o desejo de poder e prestígio é o que nos motiva. Ele escreveu que toda a nossa necessidade é por nos sentirmos bem conosco mesmo, assim nós buscamos coisas que nos darão um senso de poder e status. Novamente, isto é em parte verdade, mas não explica por que tantos poderosos e famosos ainda se sentem insatisfeitos.

Victor Frankl acreditou que é o desejo por propósito e perseverança que explicam por que nós fazemos o que nós fazemos. Como um sobrevivente do acampamento nazista, Frankl aprendeu de primeira mão que a busca de um propósito pelo homem pode significar e é a raiz de motivação humana. As pessoas podem viver com um mínimo de comida e confortos, mas eles não podem viver sem esperança.

A verdade é, que cada uma destas visões está em parte correta. Seres humanos têm uma dimensão física, uma dimensão psicológica, e uma dimensão espiritual. Vida abrange: TENDO, FAZENDO e SENDO. Nosso desejo físico é um trabalho seguro e uma renda segura. Nosso desejo psicológico é sermos valorizado ao invés de desvalorizado e nosso lado espiritual pretende e requer que haja um significado no que nós fazemos.

Líderes sábios criam organizações que ajudam as pessoas a experimentar prazer em vez de dor ao nível físico, valorizar o ego no nível psicológico e trazer significado ao nível espiritual. Quando integramos estes valores em uma comunidade, realizações extraordinárias são possíveis através de pessoas normais!

“Obrigado, Deus, por me fazer tão maravilhosamente complexo! Estou impressionado ao pensar sobre isto. Seu artesanato é maravilhoso… Você me viu antes que eu nascesse e programou cada dia de minha vida antes de eu começasse a respirar… Como é maravilhoso perceber que Você constantemente está pensando em mim!”

“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe;  Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem;  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra; Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia;  E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!”.

Salmo 139:13-17

Deixe um comentário

