Amós

amos_1Nativo de Tecoa, lugar cerca de 19 Km ao sul de Jerusalém. Amós fora um pastor e tratador de sicômoros (figos). Quando liderava o rebanho, a chamada de Deus ao ministério profético foi ouvida por ele e, profetizou no reino do norte por um breve período, na segunda metade do reinado de Jeroboão II (785-744 a C), rei de Israel e durante o reinado de Uzias (780-740 a C.) rei de Judá.

Amós e Oséias viveram na mesma época. Oséias ficou muito alterado com os terríveis juízos que cairiam sobre Israel, mas Amós também revela o que acontecerá a algumas das nações ao redor de Israel.  Amós não apenas escutou as palavras do Senhor, mas as viu; isto é, ele viu o que as palavras significavam. Este profeta escreve para as dez tribos antes de serem levadas cativas; desde então não se ouviu mais falar delas. São conhecidas como “as dez tribos perdidas”, e aqui são chamadas de reino de Israel.

Deus manteve um registro de todas as coisas que os inimigos de Israel fizeram. Há cinco parágrafos ou divisões. Cada um começa com as mesmas palavras. “Por três transgressões… sim, por quatro”. O número “três” nos fala que Deus tinha provas suficientes. O número “quatro” na Bíblia significa que qualquer assunto que estiver sendo tratado será divulgado para as quatro direções. Como leste, oeste, norte e sul. Em outras palavras, é para todos. Chamamos isto de “universal”. Você verá oito juízos distintos que ainda devem cair sobre as nações que circundam Israel e sobre o próprio Israel. A mensagem de Amós consiste principalmente de um “clamor pela justiça“.

Amós 1.

Am 1:3-5 O primeiro é sobre Damasco. Foi a principal cidade da Síria – o país ao norte de Israel. Deus nunca Se esqueceu do que aquela nação fez a Seu povo.

Am 1:6-8 Em seguida, Gaza: hoje no noticiário escutamos falar muito sobre a “faixa de Gaza”. Foi o centro da terra dos Filisteus. Foram eles os amargos inimigos de Israel nos dias do Rei Saul e do Rei Davi, e estão de volta hoje. É claro que os líderes oficiais não gostavam de escutar um pastor ou vaqueiro comum levando a Palavra de Deus à nação (leia 7:10). Todavia, Deus não é influenciado pelo que os governantes pensam.

Am 1:9-10 Cidade de Tiro, foi conquistada por três impérios mundiais, um após outro.

Am 1:11-12 Agora vem Edom. Estava do outro lado do rio Jordão. Os Árabes continuam lutando contra Israel. Deus se lembra de que são culpados.

Am 1:13-15 Amom era muito cruel. Deus não se esquece. Tudo isso nos diz que Deus tem um registro perfeito de toda a vida de cada pessoa.

Amós 2

Am 2:1-3 Em seguida vem Moabe. Você se lembra de seu começo. Gn 19:30-37. Os versículos de hoje falam do fim de Moabe.

Am 2:4-5 Aqui há uma surpresa. Até Judá não escapa. Judá fazia parte de Israel. Repare de que estas pessoas eram culpadas. Não prestaram atenção à Palavra de Deus! Temos este cuidado? Nós a lemos todos os dias? Nós a obedecemos?

Am 2:6-8 Finalmente, todo Israel. Desprezavam aqueles que seguiam o Senhor! Que coisa terrível ter tal culpa. Deus não se esquece.  Am 2:10 Deus os faz lembrar do que havia feito graciosamente para eles. Ele lhes diz isto para envergonhá-los!

Am 2:12 Nazireus eram aqueles que se devotavam totalmente ao Senhor. Os Israelitas os dissuadiam a desistir.

Am 2:16 A paciência de Deus chega a um fim no que diz respeito a estes oito grupos.

Amós 3

Am 3:1-2 Os Israelitas seriam punidos de uma forma diferente dos outros. Quanto mais próximo alguém é levado do Senhor, mais cuidadosa aquela pessoa precisa ser em sua vida.  Deus está dizendo àquele povo que o castigo estava chegando. Mas que um pequeno remanescente seria salvo (verso 12). Como apenas duas pernas, ou uma orelha de uma ovelha seria resgatada por um pastor da boca do leão, uma pequena parte de Israel seria salva no futuro. Os crentes hoje são como um remanescente. Se você crê na Palavra de Deus, seu coração está cheio de paz e conforto. Nada poderá importuná-lo.

Amós 4

Este capítulo é também instrutivo e de grande auxílio. Deus fala de pequenos castigos que enviou como um aviso para Israel. Mas eles nem sequer ligaram. Conte o número de vezes neste capítulo que Ele diz, “contudo não vos convertestes a mim“.

Am 4:4 Betel e Gilgal eram lugares de memórias sagradas. Agora se tornaram lugares de idolatria.

Am 4:6 Dentes limpos (pouco para comer) Na falta de arrependimento, a seca e o fogo seriam acrescentados para fazer o povo ver seu erro ao desobedecer a Deus.

Am 4:12 Por isso vem o aviso final, “prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”. Este capítulo começa (e continua até o final do livro) para apresentar as súplicas de Deus a Seu povo, para que se desviassem de sua maldade, pois Ele sabia que não poderia abençoá-los a menos que se convertessem.

Amós 5

Como lamentação. Os versículos que compõem este capítulo se expressa na língua original, segundo o ritmo das canções entoadas em cerimônias fúnebres (enterros).

Am 5:5. Passeis a Berseba. A cidade era um lugar de santuário já no tempo de Jacó (Gênesis 46:1); e visto que ficava no sul de Judá, a pessoa que estavam mais interessadas em procurar santuários físicos do que a comunhão com Deus no coração teria que atravessar fronteiras estrangeiras.

Am 5:21 O povo de Israel mantivera a forma de adoração prescrita na lei, mas despojou-se do seu valor espiritual.

Am 5:24 Compare a profecia sobre Jesus Cristo em Isaías 11:1-4 e a expressão de Jesus sobre a fonte de água viva que jorra do intimo das pessoas que nele crêem (João 4:13-15).

Amós 6

Am 6:1 São os nobres e os lideres de Israel, os principais em influência e posição, que embora tendo um falso senso de segurança seriam os primeiros a serem levados ao cativeiro.

Am 6:4 Uma época de desgraça e de julgamento por Deus.

Am 6:12 Deus está acusando os lideres do povo de violarem o bom senso, ao reger a nação com injustiça provocando assim a desgraça.

Amós 7

Am 7:1 A porção do início da primavera que era cobrado como tributo pelos reis de Israel; só depois de pago o tributo é que o povo podia fazer uso das suas ceifas.

Am 7:7-8 Prumo. Esta linha perpendicular simboliza a avaliação de Deus da condição real do povo e sua possibilidade de ficar em pé. Jamais passarei, significa atender e perdoar.

Am 7:10 Amazias. Para o santuário do bezerro de ouro em Samaria, a Amazias se atribuía o mesmo valor do sumo sacerdote em Jerusalém, oferecendo uma alternativa pagã para o povo não ir adorar no templo em Judá.

Amós 8

Am 8:1. Frutos de verão. O hebraico qayiç “verão” forma um jogo de palavras com o hebraico qêç “fim”. Assim como os frutos eram maduros e o ano se findava, assim os pecados já estavam maduros, para por fim à existência de Israel como nação.

Am 8:7 Onde não há confissão, tristeza e arrependimento, não há perdão.

Amós 9

Am 9:1-4 Nesta visão as pessoas estavam reunidas no templo para se protegerem do julgamento de Deus, mas mesmo ali o escape seria impossível. Muitas foram destruídas pela queda do templo e as que escaparam àquela morte caíram pela espada dos assírios. Deus nos vê em todo lugar. Exatamente o inverso do Salmo 139, que canta a onipresença de Deus no sentido benevolente.

Am 9:9 Israel até hoje se acha espalhado entre as nações, mas nenhum entre eles, que se voltar para Cristo, se perderá na conta final; será enxertado na pessoa de Cristo (Romanos 11:23).

Am 9:13-15 Estas palavras sublimes do profeta apontam para um dia futuro no qual os judeus serão restaurados à sua própria terra. Será uma época de paz e de prosperidade nacionais (verso 13), época de habitação permanente (verso 14), será a hora da gloriosa restauração do povo escolhido, pelo poder do próprio Deus (verso 15); o motivo da restauração será o mesmo motivo revelado quando Deus escolheu o povo de Israel: o seu próprio amor e sua misericórdia.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s