Célula tronco embrionária

“Célula tronco embrionária”, a polemica continua em pauta, no último mês e nos próximos meses o assunto esteve e estará na pauta de debates da Sociedade Civil, da Igreja e da Comunidade Científica.

Os cristãos são a favor das pesquisas com célula tronco desde de que não sejam embrionárias.
A ciência afirma “A vida começa na concepção”, assim a pratica do aborto é na realidade o assassinato de um ser humano indefeso. O óvulo fecundado é um ser humano, esse óvulo não tem como se tornar outro ser, pois na sua evolução ele não será outro a não ser humano. A diferença entre esse óvulo fecundado (embrião) e um adulto é apenas o tempo de existência e a forma de nutrição. O embrião possui todas as características de um ser humano adulto. O embrião é um ser humano.

Os cristãos são a favor das pesquisas com células tronco desde de que não sejam embrionárias. Podem ser realizadas com células retiradas da medula óssea ou do cordão umbilical. Porque a pressa para se utilizar embriões para manipular células? Essa pressão esconde o real interesse de muitos, nas pesquisas de clonagem humana. Esse passa a ser o real interesse embutido nessa pressão para obter autorização para a manipulação de embriões. As questões terapêuticas são utilizadas como forma de pressão emocional, visando comover a opinião publica e as autoridades para que esses apóiem interesses escusos.

“Engenharia Reversa” esse é um termo amplamente conhecido e divulgado no setor de tecnologia. Consiste em “desconstruir” um sistema para entender como ele foi construído. Alguns dos setores que apóiam as pesquisas com célula tronco embrionária utilizam-se desse expediente paras justificar suas pretensões. Portanto o raciocínio aplicado pelos defensores da engenharia reversa é o seguinte: “Se a pessoa é considerada morta quando o cérebro para, então a vida tem início quando o cérebro inicia”.
O cérebro é formado pelo conjunto “vivo” de células existentes no embrião. Sendo um conjunto de células “vivas”, a vida tem início na concepção e não na formação do sistema nervoso.

Continua…
Um novo indivíduo biológico humano é original em relação a todos os exemplares de sua espécie, inicia o seu ciclo vital no momento da penetração do espermatozóide no óvulo (fecundação). A fusão dos gametas masculino e feminino (chamada também “singamia”) marca o primeiro “passo generacional”, isto é, a transição entre os gametas, que podem considerar-se “uma ponte” entre as gerações, e o organismo humano não-formado. A fusão dos gametas representa um evento “crítico” de “descontinuidade” porque marca a constituição de uma nova individualidade biológica, qualitativamente diferente dos gametas que a geraram.
O cristianismo é a favor da vida e não da morte. A vida é um dom concedido por Deus. Um cristão por princípio é a favor da vida e contra o aborto.

A Bíblia Sagrada, que é a regra de conduta e fé, no texto do original grego não há uma palavra diferenciando criança de feto. A palavra é a mesma para fazer referência a um feto e a uma criança. Vejamos o Salmo 139 nos versos de 13 a 16:
“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe; Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras e a minha alma o sabe muito bem; Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra; Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”.

Qualquer cristão deve saber o que a Bíblia diz sobre o assunto: Quando se refere a uma criança, adulto ou um feto, como no caso de João Batista, por exemplo, ela utiliza a mesma palavra, um tratamento pessoal. Porque Deus, conforme a revelação bíblica, considera o feto como um ser humano. Deus se relaciona com a vida intra-uterina, utilizando pronomes pessoais.
A Bíblia coloca o feto e o ser humano no mesmo patamar vejamos o texto de Êxodo no capítulo 21 nos versos 22 e 23:
“Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes; Mas se houver morte, então darás vida por vida”.

Essa era a regra no tempo da lei, atualmente estamos na Graça de Deus, não fazemos aqui apologia e violência e nem tão pouco somos a favor dela. O fato é que o texto ilustra claramente o tratamento que Deus da a vida. O óvulo fecundado (o embrião) é visto por Deus como uma vida igualmente como é vista a vida de um adulto.

Deus se fez homens na concepção, vejam o capítulo 1 do Evangelho de Lucas nos versos de 31 a 35: “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus; Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim; E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

O cristianismo é a favor da vida. A vida é um dom concedido por Deus.

wla_5.jpg
Pr. Wlademir

About these ads

2 comentários sobre “Célula tronco embrionária

  1. Em primeiro lugar é um prazer saber que ha homens como vc que defende a vida ate mesmo antes da concepção, pois se houve falar mais a respeito de morte do que da propria vida,
    bem, esse assunto para ser bem complexo, mais graças a Deus que sendo revelado a luz da verdade isso se torna algo muito simples de se comentar. Deus conceda muita sabedoria a vc Pastor e guarde a sua casa.
    AMEM.

  2. Que a paz do Senhor seja contigo. Fiquei feliz por esse esclarecimento simples e de facil entendimento, pois tinha muitas duvidas sobre este assunto, obrigada pastor por ter abordado um tema polemico e as vezes de dificil entendimento e agredeço a Deus por ter colocado o seu site e tocado meu coraçao que Deua abençoe grandiosamente a tua vida .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s