Mateus 5:17-18

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

O Senhor Jesus fala da lei de Moisés, não apenas confirmando a autoridade dessas leis, mas falando do coração do homem. A lei de Moisés só tratava das ações, mas Deus olha o coração. O homem é mais responsável hoje do que era sob a lei de Moisés?

32 comentários sobre “Mateus 5:17-18

  1. Ja que os homens são taum responsaveiz pq não guardão o sabado q diz em Exodo 20:8 no 4º mandamento ???

    • jesus compriu toda a lei de DEUS , porem até sua morte, depois disso ele aboliu toda a lei de moises, para vivermos da graça não da lei. Efésios 2:14-1Gálatas 3:24-25¬ 5,Romanos 7:4-7,Gálatas 3:19¬ ,Gálatas 5:4¬ , joão 1:17 isso só são alguns tem varios dizendo a mesma coisa é só examinar as escrituras,

      • meu querido se vc diz isso então Deus aboliu o 4º mandamento certo ou errado será?
        no deserto não trabalharia no dia de sabado. lembra do que se apegou pegando lenha no dia de sabado oque foi feito com ele e porque Deus quiz assim? para que servisse ate hoje de exemplo certo ???

    • No momento q Jesus veio ao mundo, a lei foi encerrada.Gl 3:24-25..Toda lei de Deus se cumpriu em uma só palavras..Gl 5:14.O Sábado não precisamos guarda, porque Jesus quebrantou o sábado.Jo 5:17-18.E em Cl 2:16-17 diz que isso são sombras das coisa que haviam de vir.Hoje temos uma nova lei constituida por Jesus em Hb 7:12 e Hb 7:18-19. Errais por não conhecer as ESCRITURAS DE DEUS Mt 22:29. Jesus é o caminho, verdade e vida Jo 14:6. E cuidados com as falsas doutrinas e falsos ensinamentos que diz em Cl 2:8.JESUS é o nosso governador como diz em Cl 1:17…

  2. Concordo com o Guilherme! João fala que o carater de DEUS é resumido nos DEZ Mandamentos.
    Agora, falar que “O homem é mais responsável hoje do que era sob a lei de Moisés”, chega ser uma blasfemia contra DEUS…
    Se o carater do Ser Supremo mais responsavel do universo é os dez mandamentos, como o homem é mais responsavel que a LEI?

    Acho que issu é impossivel!

    • Amigo San. E as obras do Senhor Jesus Cristo? Não foi pela lei a qual voce se refere que os sacerdotes crucificaram a Cristo? Qual o sentido do véu se rasgando no momento da crucificação?Porque motivo Cristo é chamado de; O CORDEIRO? Reflete em Gl 5:4

  3. Concordo plenamente, DEUS criou a lei de acordo com o seu caráter e se somos a sua imagem e semelhança devemos segui-la corretamente

    abraço.

  4. Mateus 5:17 e 18 fala tudo.

    O que significa “não pensem que vim abolir a Lei ou Profetas; não vim abolir, mas cumprir”? E fato, tem desculpa não.

    Bíblia .: Nova versão

  5. se vc encontra na biblia q Jesus é o Senhor do Sábado A GENTE NAO VIVE PELA LEI MAS PELA GRAÇA VC SABE O Q EH GRAÇA É (FAVOR IMERIÇIVEL) UM FAVOR Q NÓS NAO MERECEMOS ,MAS TEM PESSOAS Q FALA Q Deus nao vlta atraz com suas palavras se vc ler a historia de Noe , 1 Deus ele se arrebendeu de Criar o homem q iria destruir a humanidade, 2 mais pelo um home chamado (Noe) Deus volto a sua palavra viu o coraçao de noe e mudo a sua palavra entao eh pela graça do senhor Jesus se nao for pela Graça nois nao estaria vivo a cada dia q vc acorda vleu por ler sou um menino q esta crescendo em Deus mas nao foi com minhas palavra mais sim do Ispirito Santo , é falta de conheçimento, em Oséas 4:6 Diz Meu povo é destruído por falta de conhecimento ÁMEM

  6. Se o véu rasgou, então, não pode ser cobrado mais o dizimo como esta escrito em Mal. 3:10?

    • Caro Heberson, a Paz de Cristo

      Qual relação você faz entre perdão dos pecados, livre acesso a Deus,derramamento do Espírito Santo entre outras com o dizimo? Existem inúmeras passagens bíblicas relativas a esse assunto, mas você cita apenas Malaquias.

      Em geral o assunto “dinheiro” incomoda a maioria das pessoas, dentro e fora da Igreja, provavelmente pela forma com que esse assunto é tratado por alguns, mencionando quase que exclusivamente o Velho Testamento. Existem passagens e versículos que tratam do assunto também no Novo Testamento.

      Se eu fosse você, perderia menos tempo falando de questões teológicas e investiria mais para descobrir quanto Jesus deseja ser nosso amigo sem impor qualquer condição. Ele vai cuidar de você e, se permitir se tornará seu maior amigo. Se o conhecer melhor, você o amará mais do que a qualquer outra pessoa. Ele lhe dará um propósito, um sentido de vida, que lhe permitirá superar todo estresse e sofrimento e que o transformará profundamente. Quando isso acon¬tecer, você saberá o que é verdadeiramente a liberdade e a alegria.

      um forte abraço

  7. O homem é livre, quando age com o coração, na época também acho que é isso.
    A intenção. O sabado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sabado.
    Para obedecer as leis de moisés talvez não fizessem o bem.

  8. Meus amigos, não entrem em contenda, leiam Paulo em Rm 3:31, Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, cumprimos a lei. Isso siguinifica queridos que quem ama Jesus esta acima da lei, por que quem ama Ele vai querer ser igual a Ele e conssequentemente cumprir a lei como Ele cumpriu naturalmente ( Mt 5:17 ) por que a lei expressa o carater de Deus.É simples não é!

  9. O versiculo fala que até que a “terra e os ceus passem”, nenhum til será tirado da lei, portanto vale até os nossos dias.

    • Caro Paulo,

      “sem que tudo seja cumprido.” Jesus cumpriu toda a lei e estabeleceu uma Nova Aliança baseada na Graça, não mais na lei.
      a Paz de Cristo

      • Caro Wlademirps,

        Se Jesus “cumpriu toda a lei, e estabeleceu uma Nova Aliança baseada na Graça e não mais na LEI”, então quer dizer que matar, proferir o nome de Deus em vão, não guardar o sabado, adorar outros deuses, entre outras coisas… não é mais pecado? Sim, pq estas coisas fazem parte dos dez mandamentos n é? E como o rapaz ali atras citou o versiculo: “até q a terra e os céus passem, nenhum til’ será tirado da lei”.. de que lei vc acha q Ele estava falando?

      • Caro Leh
        Suponho que você realmente precise de uma lei para viver, pois aparentemente sem lei você poderia tornar-se uma pessoa amarga.
        Querido observe o poder da Graça salvadora que Jesus Cristo estabeleceu no Novo Testamento, observe o carater de Jesus Cristo, observe o Amor do Senhor Jesus Cristo, observe os ensinamento do Senhor Jesus Cristo, observe…
        “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” I João 1:7
        A Paz de Cristo

      • E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
        Apocalipse 22:19

        ENTÃO SE SEU REINO É ETERNO PORQUE ESSA MUDANÇA?
        QUEM proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, E CUIDARÁ EM MUDAR OS TEMPOS A LEI?
        O QUE TENHO QUE FAZER PARA TER AS MINHAS RESPOSTAS?
        DE QUEM DEUS TIRARÁ A PARTE DO LIVRO DA VIDA? DOS QUE GUARDAM TODOS OS SEUS MANDAMENTO? OU DOS QUE USAM A BÍBLIA PRA FAZEREM SUAS VONTADES?

      • Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
        Mateus 5:17-18
        Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede.
        Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca.
        Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
        João 19:28-30

        Jesus cumpriu a lei, assim estabeleceu a nova aliança (nova lei) a Graça.

        Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Romanos 11:6
        estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo {pela graça sois salvos}, Efésios 2:5
        Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 1 Coríntios 15:10
        Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes. Gálatas 5:4
        Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também. Atos 15:11
        sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24
        Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, Gálatas 1:15
        Sempre dou graças a Deus por vós, pela graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus; 1 Coríntios 1:4
        para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:7
        para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado; Efésios 1:6
        Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Efésios 3:2
        por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5:2
        E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus nosso Pai que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 2 Tessalonicenses 2:16
        para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Efésios 2:7
        Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, Gálatas 1:6
        Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão. Gálatas 2:21
        do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. Efésios 3:7
        Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça. Romanos 11:5
        Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Efésios 2:8
        Querendo ele passar à Acáia, os irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido. Atos 18:27

        Muitos outros textos do Novo Testamento tratam da salvação pela Graça, assim recomendo que busque suas respostas na Biblia Sagrada. Ore peça a Deus por sabedoria e discernimento e caso necessite procure por seu pastor e peça auxilio.

        Que a Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo seja contigo.

  10. Adorem a um NAO em numero O CRIADOR q nao foi criado nada se lhe assemelhe pois a criatura jamais será igual em numero ou genero ao criador q nao gerou nem foi gerado somos todos servos criaturas dessa divindade dessa força que nos concedeu o livre arbitrio somos Dele a a ele retonaremos o que tem fora da verdade senao o erro? meditem usem o intelecto pois isso é o que será usado no dia do juizo final.

    • caro amigo moises era com Deus ou com quem? e porque ele foi buscar as tabuas? sera que consedeu a ele?sera que foi ele quem escreveu la em cima ou foi o proprio criador quem as concedeu as tabuas..

      • Se a lei de Deus não foi encerrada e envelhecida como diz em Gl 3:24-25. Hb 8:6-7,13. vamos então fazer como foi mandado, quem não obedecer vamos apedreja até a morte, esse rebelde, e assim que é eee, ou vai em venta outras coisas??Cuidado amigo!! a bíblia diz quem tira ou tira alguma letra da bíblia sagrada sera tirado a sua parte da vida eterna e quem acrescenta, Deus acrescentara as pragas que estão escrita nesse livro. diz em Ap 22:18-19..Cuidado caro amigo!!!!!….

  11. em nenhum momemento a bíblia fala do domingo, fala sempre que jesus paulo e outros seguidores de cristo evangelizavam no sabado, leia Malaquias 3;6 , Daniel 7:25 , Romanos 1:25 , Mateus 5:17,18 e tem muito mais no novo testamento só não ve quem não que , por motivo de emprego porque a firma trabalha no sabado ou outro motivo , mas a Bílblia é clara e ela relata que jesus não abolil porque que tem pessoas que ignoram ainda vamos guarda os des mandamentos inclusive o sabado indo as igrejas fazendo visita nas casas evangelizando e chega de fica criticando as pessoas que observam os dez mandamentos, que Deus abençõe a todos amem

  12. queridos pra que todos entendam melhor,leiam todo o novo testamento e vera que jesus cumpriu toda a lei e estabeleceu nava lei,a lei da graça!muitos mandamentos foram repetidos na nova aliança muitos otros nao…como por ex.nao diz que somos obrigados a dar o dizimo a guardar o sabado.devemos estudar as escrituras mais com amor do que com religiosidade e formalismo!mas o importante é que estamos aqui pra aprender mais da palavra de deus.que todos voces fique com a paz do senhor jesus!….

  13. O PRÓPRIO DEUS DIZ: POR QUE EU SOU O SENHOR SEU DEUS E NÃO MUDO, ESSE É O MOTIVO DE VÓS NÃO SERDES CONSUMADOS. AGORA PENSE, SE DEUS NÃO MUDA E JOÃO DIZ QUE O CARATER DE DEUS É RESUMIDO NOS DEZ MANDAMENTOS, E JESUS DIZ QUE NÃO VEIO DESTRUIR MAIS CUMPEIR A LEI, POR QUE A INSISTÊNCIA EM DIZER QUE A LEI FOI ABOLIDA POR JESUS.
    DEVEMOS TER EM MENTE QUE DE FORMA NENHUMA A LEI TEM O PAPEL DE SALVAR, PENSE COMO SE A LEI FOSSE UM ESPELHO E VOCÊ VÊ UMA SUJEIRA NO SEU ROSTO, O ESPELHO APENAS TE MOSTRA ONDE ESTA SUJO MAS NÃO LIMPA A SUJEIRA, ESSE É O PAPEL DA LEI, COMO PAULO FAZ A COMPARAÇÃO DE QUE A LEI É COMO UM “AIO” QUE QUER DIZER TUTOR OU ORIENTADOR, ELA NOS DIRIGUE PARA CRISTO, E PAULO NO NOVO TESTAMENTO TAMBÉM DIZ, ANULAMOS POIS A LEI PELA FÉ? DE MANEIRA NENHUMA, ANTES CUMPRIMOS A LEI. A LEI É IMPORTANTE PARA NÓS, DEUS SABIA DESSA NECESSIDADE DE SE TER UMA LEI, ENTÃO DEUS NOS DEU ESSA MARAVILHOSA LEI QUE É O CARATER DE CRISTO, E MUITOS A DESPRESAM. DEUS FALA: QUEM ME AMA GUARDA OS MEUS MANDAMENTOS. ENTÃO SE VC AMA A JESUS, CONCERTEZA QUER SEGUIR OS PASSOS DELE, E SE VC É SEMELHANTE A ELE, VC GUARDA A LEI DE DEUS. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDEA DE TODOS NÓS, QUE SOMOS PECADORE, E SÓ COM A AJUDA DO ESPIRITO SANTO, IREMOS ENTENDER AS PALAVRAS ESCRITA NESTE LIVRO CHAMADO BIBLIA.

    • Kellwyn,
      Seria bom esclarecer a qual lei você está se referindo: a Lei Moral ou a Lei Cerimonial? A lei moral permanesce a lei cerimonial foi totalmente abolida por Jesus Cristo.

      Utilizando o seu próprio texto “COMO PAULO FAZ A COMPARAÇÃO DE QUE A LEI É COMO UM “AIO” QUE QUER DIZER TUTOR OU ORIENTADOR, ELA NOS DIRIGUE PARA CRISTO” recomendo que leia Galatas 3, em especial destaco aqui os versos de 22 a 26:

      “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.”

      Creio que seja o suficiente para atender a suas considerações.

      A Paz de Cristo.

  14. Vejam o que diz Mateus 5:17;18,19 , Jesus dizendo: não penseis que vim revogar a Lei ou os
    Profetas; não vim para revogar mais sim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até
    que o céu e a terra se passem nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra.
    AQUELE, POIS, QUE VIOLAR UM DESTES MANDAMENTOS, POSTO QUE DOS MENORES, E ASSIM ENSINAR AOS HOMENS, SERÁ CONSIDERADO MÍNIMO NO REINO
    DOS CÉUS; PORÉM AQUELE QUE OS OBSERVAR E ENSINAR, ESSE SERÁ CONSIDERADO GRANDE NO REINO DOS CÉUS; Ao lermos a Bíblia , velho e novo testamento sempre fala da guarda do sábado e não no domingo, Jesus e seus dissipulos
    pregavam no sabado guardavam o sábado; Nós guardamos todos os dias ao senhor e trabalhamos mas no sábado é o dia de descanço e adoração ao Criador; Porque nos critica por guarda e adora o Senhor também no sábado, e porque critica nos sobre o sábado e recebe o dizimo, está no velho testamento também , quem mudo foi o homem , não foi Deus, lembra bem eu o Senhor não mudo. Leia também Apocalipse 22:18,19,20
    não adianta quere muda ta escrito incrusive no ultimo livro
    quando as pessoas fazem algo errado são criticados, mas o que estamos fazendo de errado em guarda também o 4 mandamento, todos os sabados vamos as Igrejas, Adorar, Louvar, Faze visitas levando a palavra de Deus, e as pessoas vem nos criticar ainda, por guarda o sábado bíblico.
    Que Deus Abençõe a todos Amem!

  15. Aos líderes religiosos,

    Porque que Jesus não ia nas Sinagogas aos domingos?
    Porque na Bíblia não informa passagens de pessoas que iam aos domingos na igreja?
    Qual passagem da Bíblia fala que devemos guardar outro dia?
    Qual passagem da Bíblia fala sobre a mudança do sábado para o domingo?
    Quando você compra um livro, qual a finalidade? Ler alguns trechos, ou você compra com a finalidade de lê-lo por completo e entender a mensagem?

    A Bíblia é antes de tudo um livro sagrado e não é a toa que nos acompanha até hoje.
    Sua finalidade é que ela seja lida inteiramente, compreendida e aceita. E acima de tudo seu coração precisa estar aberto para que a mensagem seja recebida.

    Quanto ao mandamento sobre o sábado, ele nunca salvou e nunca salvará. Mas, ele está dentro das Leis de Deus, e as Leis de Deus devem ser O B E D E C I D AS.
    Não existe meio termo nisso.. Ou é ou não é.
    Em Marcos 2:27 diz : O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
    Lucas 23: 54-56 diz: Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado.
    As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, seguiram José, e viram o sepulcro, e como o corpo de Jesus fora colocado nele. Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.
    Ou seja, Maria (mãe de Jesus), Maria Madalena e os discípulos, tinham obediência ao mandamento. Jesus havia morrido e eles repousaram no sábado.
    Em Atos existe muitas passagens que falam sobre a observância ao sábado.
    Atos 17:2 Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras. Ou seja, Jesus já tinha morrido e Paulo guardava o sábado..
    Atos 18:4 TODOS os sábados ele (Paulo) discutia na sinagoga, e convencia a judeus e a gregos.

    Não é fácil guardar o sábado, pois você sabe que terá que mudar muitas coisas na sua vida nesse dia. Sua rotina, seu conforto, abrir mão de $, dos prazeres mundanos.
    Mas saiba, que tudo que se fez debaixo da Terra tem um propósito, e infelizmente o Homem insiste em criar seus próprios estatutos ou alterar os estatutos de Deus.
    O Mundo tem trabalhado de tempos em tempos para que toda essa estrutura seja moldada para o próprio homem deixando todos os ensinamentos de Deus de lado.
    O inimigo não conseguiu extirpar a Bíblia, mas ele vem conseguindo ao longo dos tempos enganar e confundir muitos e principalmente os religiosos.

    Precisamos abrir a mente e nossos olhos.
    Que Deus tenha misericórdia de cada um.

    • Lissandra, A Paz de Cristo

      Realmente os religiosos,sim são confundidos diariamente com leis, preceitos, regras e demais jugos que lhes são impostos pelos próprios religiosos.

      Uma vez que “as Leis de Deus devem ser O B E D E C I D AS” fica claro que VOCÊ respeita e segue fielmente todas as leis estabelecidas no Velho Testamento, em especial destaco as expressas no livro Levítico:

      Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto; o holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele. Levítico 6:8-9
      E esta é a lei da oferta de alimentos: os filhos de Arão a oferecerão perante o SENHOR diante do altar. Levítico 6:14
      E esta é a lei do sacrifício pacífico que se oferecerá ao SENHOR: Levítico 7:11
      Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico, Levítico 7:37
      Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; Levítico 10:9
      Esta é a lei da praga da lepra na roupa de lã, ou de linho, ou do fio urdido, ou tecido, ou de qualquer coisa de peles, para declará-la limpa, ou para declará-la imunda. Levítico 13:59
      Esta é a lei daquele que tem o fluxo, e daquele de quem sai o sêmem da cópula, e que fica por eles imundo; Levítico 15:32
      E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até aquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações. Levítico 23:14
      Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. Levítico 25:4
      Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao SENHOR, oferecerá a sua oferta de gado, isto é, de gado vacum e de ovelha. Levítico 1:2
      E quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao SENHOR, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela; Levítico 2:1
      E o sacerdote o queimará sobre o altar; alimento é da oferta queimada de cheiro suave. Toda a gordura será do SENHOR. Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis. Levítico 3:16-17
      E a sua expiação trará ao SENHOR, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo, uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação do seu pecado. Levítico 5:6

      O cristão vive pela GRAÇA o religioso pela Lei.
      “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32

      Que a GRAÇA do Senhor Jesus Cristo seja sobre a tua vida.
      Wlademir,Pr.

  16. Wlademir, a paz do Senhor, então se o Cristão vive pela graça ele não precisa cumpri a lei ele pode faze tudo ao contrario que pela graça se salva, a lei do homem muda, mas de Deus não, Lissandra, foi muito boa a sua colocação continue mostrando o que esta na Bíblia, pois muitos estão entendendo incrusive eu que não entendia, a paz do Senhor a todos.

    • Gilberto, a Paz de Cristo
      Essa é tua interpretação o teu julgamento. Você guarda e lei então está bom para você. Acredito que você deva ser circuncidado, você deve orar ao menos três vezes ao dia. Você deve apedrejar as adulteras que residem em seu bairro ou cidade. Sendo você um seguidor fiel da lei provavelmente você realiza todas as ordenanças da lei. Você passou a entender a Palavra de Deus após o comentária da Lissandra, quer dizer você não entendia nada até esse momento e mesmo assim já está em condição de julgar o Cristianismo?
      Gilberto, a graça nos foi ofertada por Jesus, um favor imerecido.
      O seu comentário:”então se o Cristão vive pela graça ele não precisa cumpri a lei ele pode faze tudo ao contrario”, tem a resposta na Palavra de Deus em I Coríntios 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhum”.
      Quanto a lei e a Graça do Novo Testamento veja o texto de Hebreus 8:7-13
      “Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
      Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
      E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar”

      A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com você e tua família.
      Wlademir,Pr.

Os comentários estão desativados.