Onisciência, Onipotência e Onipresença

Onisciência: Onisciência é um atributo de Deus claramente apresentado nas seguintes passagens das Escrituras: “Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos” (Jó 34:21), “Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Salmo 147:5), “… porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos…” (I Crônicas 28:9), “diz o Senhor que faz estas coisas, que são conhecidas desde a antiguidade” (Atos 15:18), “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hebreus 4:13), “Senhor, tu me sondas, e me conheces. Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces” (Salmo 139:1-4).
O grandioso e formidável conhecimento onisciente de Deus causam admiração à estreita mente humana. O passado e o futuro são vistos por Deus com a mesma clareza que o presente. Mas cada um como um tempo distinto.
A presciência de Deus não influi sobre a liberdade ou a certeza das ações humanas, pela simples razão que se trata de conhecimento e não de influência. Portanto, Deus conhece todas as coisas passadas, presentes e futuras, mas respeita o livre-arbítrio que ELE próprio deu ao ser humano.

Onipotência: A onipotência, ou o poder de fazer tudo que lhe apraz e que não seja contrário à sua natureza é um atributo de Deus gloriosamente afirmado nas Escrituras. Não há limite para o seu poder. Na Bíblia vemos a expressão do poder infinito de Deus nas seguintes passagens: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1), “Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu dominas o ímpio do mar; quando as suas ondas se levantam tu as fazes aquietar. Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos. São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. O norte e o sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom regozijam-se em teu nome. Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevado a tua destra” (Salmo 89:8-13), “Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos” (Salmo 135:6), “Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus” (Salmo 62:11), “Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo por sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. Quando ele faz soar a sua voz, logo há tumulto de águas nos céus, e ele faz subir das extremidades da terra os vapores; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento” (Jeremias 10:12-13)
A onipotência é um atributo único e exclusivo de Deus. Deus é capaz de fazer todas as coisas. Mas ao mesmo tempo todos os atributos se harmonizam e o poder infinito jamais pode ser exercido de maneira a produzir uma contradição com a natureza divina. Isto, porém não indica imperfeição alguma neste atributo, mas antes mostra sua excelência.

Onipresença: Onipresença, ou existência ao mesmo tempo em todas as partes, é um atributo de Deus. ELE existe em todo espaço infinito, pela essência de seu ser. Isto se comprova através da seguinte pergunta feita por ELE mesmo: “Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor” (Jeremias 23:24). Na língua hebraica a expressão “o céu e a terra” significa o universo inteiro. Este universo segundo a própria declaração de Deus, está cheio de sua presença. Como já se disse: o centro de Deus está em todo lugar e a sua circunferência não existe.
O salmista disse: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá” (Salmo 139:7-10), “Ainda que cavem até o Seol, dali os tirará a minha mão; ainda que subam ao céu, dali os farei descer. Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá” (Amós 9:2-3).
Deus está em toda parte, mas nada o pode conter.

Na próxima semana: Imutabilidade, Sabedoria e Verdade.

22 comentários sobre “Onisciência, Onipotência e Onipresença

  1. BOM DIA: E MUITO BOM AS PESSOAS QUE SAO CRISTAO OU NAO ESTA SEMPRE SE ATUALIZANDO SOBRE A PALAVRA DE DEUS POIS MUITOS SO SABE DE DEUS POR VER FALAR. MUITOS SAO INOCENTES EM DIZER A PALAVRA EU (SOU ) ESTA PALAVRA E ATRIBUTO DE DEUS. EU NAO POSSO DIZER QUE ENTENDO TUD SOBRE DEUS. MAIS TENTO COMPREENDER POREN EU RESPEITO OS DEZGUINOS DELE PARA NOSSAS VIDAS.POIS SO EM SABER QUE ESTAMOS AQUI JA E UM MILAGRE, EU RESPEITO AS OPINIOES DE TODOS, DESDE QUE RESPEITE AS MINHAS…DEUS ABENÇOE A TODOS. E ORE POR MIM QUE ESTAREI ORANDO POR VOÇE.

  2. eu simplismente adorei
    explica muito bem o que e Onisciência, Onipotência e Onipresença
    e tbm ta pra intender muito bem os capitulos e os vesiculos.
    amei

  3. MARAVILHOSO,ESSE ENTENDIMENTO,como É A PALAVRA DE DEUS,INCLUIRIA TAMBÉM,II REIS 20,9.INFINITOS MILHÕES DE GLÓRIAS A DEUS.

  4. a minha professora da e.b.d nos deu como tarefa trazer no proximo domingo um estudo sobre onopotencia, onisciencia e onipresença,este estudo que encontrei aqui vai me ajudar bastante a esclarecer algumas questões que muitas das vezes ficam sem respostas, amo muito estes estudos,muito obrigado pois vai me ajudar muito para abrir mais o meu conhecimento!
    fica na paz do Senhor Jesus!!!

  5. amei,agora todas as minhas pesquisas sobre a bíblia,vou procurar esse site para saber todos os detalhes e assim minha pesquisa vai ficar mais completa.Que DEUS abençoe todos voces!

  6. Gostaria de saber como se explica a, onisciência, a onipotência, a onipresença, de Deus. Pois muitos pregam mas não concluem preenchendo de forma plena o intelecto. Ficam passando versículos que só afirmam estes atributos, mas não esclarece como funciona.

    • Telma, a Paz de Cristo
      Dura coisa pediste, pois não cabe ao homem definir e nem tão pouco entender o agir de Deus. Cremos pela Fé em Seu agir.
      O Senhor Jesus nos instruiu quanto a buscamos sabedoria, já ficou claro que você não aceita passagens biblicas que tragam entendimento, mas mesmo assim exporei algumas que podem lhe auxiliar:

      Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26
      E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5
      Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16
      E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

      Busque sinceramente ao Senhor Jesus e esse vos ensinará todas as coisas.
      Um fraterno abraço.

  7. Se Deus fosse Onipotente, Onipresente e Onisciente, não haveria o Mal!
    Se ele for Onipotente e Onipresente, ele tem Poder, Esta em todos os lugares e não sabe como acabar com o mau.
    Se ele For Onipresente e Onisciente, Ele sabe Onde Esta, Sabe como Acabar, mas não tem poder para isso.
    Se ele For Onipotente e Onisciente, ele sabe como destruir, tem poder para destruir e não sabe como chegar..
    Por que razões chama-lo de Deus? Se Deus é aquele que esta em todos os Lugares, Tem todos os poderes e Sabe de todas as coisas…

    • Shura, a Paz de Cristo

      Você poderia ser mais criativa e usar os seus próprios argumentos para comentar o post, não simplesmente copiar/colar textos estraído do google de algum site. Provavelmente esses comentários se referem ao seu deus e não possuem relação alguma com o meu Senhor e Salvador Jesus Cristo.
      Provavelmente você se enganou de post, pode ser que estivesse querendo comentar um outro sobre ateus: http://umapalavra.wordpress.com/2011/01/12/nao-creio-em-ateus-ateus-nao-existem/

      Já que você gosta de copiar/colar, segue uma historinha para você ler, meditar e quem sabe até… mas vamos lá:

      Um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta: “Deus criou tudo o que existe?”
      Um aluno respondeu com grande certeza: -Sim, Ele criou!
      -Deus criou tudo? Perguntou novamente o professor.
      -Sim senhor, respondeu o jovem.
      O professor indagou: -Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
      O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
      Outro estudante levantou a mão e disse: -Posso fazer uma pergunta, professor?
      -Lógico, foi a resposta do professor.
      O jovem ficou de pé e perguntou: -Professor, o frio existe?
      -Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?
      Com uma certa imponência rapaz respondeu: -De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é suscetível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
      -E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
      O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!
      O estudante respondeu: -Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
      Continuou: -Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
      Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.
      Finalmente, o jovem perguntou ao professor: -Senhor, o mal existe?
      Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu:
      -Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
      Com um sorriso no rosto o estudante respondeu: -O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
      O jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça, permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?
      E ele respondeu: ALBERT EINSTEIN, senhor!
      ——

  8. olha eu estava para desistir de encontrar esse estudo…mas graças a Deus que vc axiste….esse tema e maravilhoso e seu estudo tambem…eu queria um estudo sobre os dons espiritais…..eu ja tenho o estudo dos frutos do espirito…..abraço fique na paz do Senhor…

  9. eu amei este estudo que DEUS abençoe a todos jesus disse vinde a mim todos que estais cansados e oprimido e eu vos aliviarei.
    sou evangelico e amo servir ao meu jesus

  10. Este site tem sido um deocional para mim, a palavra de Deus nos edifica e nos renova a cada manhã, grata,fiquem na Paz

  11. Deus so muda as pessoa ci voce ci dispuse a muda nosso Deus e tao bom gue ti da ao portunidade de escolhe o gue voce guer ELE nao escolhe por adesisao e sua voce esclhe coal o caminha anda ci com Deus o cem Deus

Deixe um comentário

